Homenagem a quem fez parte da nossa história
Por favor, permitam-me prestar uma homenagem à memória de uma pessoa que foi um dos pilares no início da história da Cocari. Perdoem-me eventuais falhas de memória, porém saibam, que o respeito por tudo o que esta pessoa fez e representou para Cocari e região, é enorme.
Afinal, quem foi o personagem e o porquê da distinção desta homenagem? Será que sua história justifica o espaço e a leitura pelos nossos associados, colaboradores e a todos que possam dedicar alguns minutos de seu precioso tempo? Sinceramente, acredito que sim!
Nossa homenagem vai para o Sr. Antonio Galera Gonçalez, nascido em Birigui – SP, em 29/09/1931, e falecido em 14/06/2020. Pois é, o “Galera” tinha idade avançada e na mesma proporção, tinha enorme energia e vitalidade, portanto, manteve-se ativo pessoal e profissionalmente até a última quinta-feira (11/06/2020).
A história do “Galera” na Cocari, começou em 1962, assim que foi realizada a Assembleia de Constituição da Cocari, quando foi eleito o Dr. Oripes Rodrigues Gomes, como nosso primeiro Presidente, quais bens a Cocari dispunha? Resposta: Nenhum, a não ser a vontade de unir os esforços dos produtores para buscar solução para a crise da cafeicultura, que era grave na época.
Pois bem, assim que eleito, o Dr. Oripes Rodrigues Gomes, falou com o “Galera” dentro da agência do Banco do Brasil em Mandaguari, e acertou “de boca” a locação da sua máquina de beneficiamento de café.
Na época, o “Galera” alugou o barracão com todos os equipamentos para a Cocari poder iniciar o beneficiamento do café dos cafeicultores, entretanto, ele também morava naquelas instalações e, muitas vezes, contou que quando ouvia algum ruído estranho no funcionamento das máquinas, mesmo quando acordava de madrugada, levantava, colocava um roupão e ia regular as máquinas ou auxiliar para resolver os eventuais problemas. Emendava na sequência, que o aluguel pactuado era por saca beneficiada de café, e se as máquinas parassem era problema para a Cocari e prejuízo para ele.
O “Galera” tornou-se associado da Cocari em 24/03/1977, e manteve-se atuante ao longo de toda sua vida como associado. Foi Prefeito Municipal de Mandaguari por duas gestões, sendo a primeira gestão de 31/01/1973 a 01/02/1977 e a segunda gestão de 01/02/1983 a 01/02/1988.
Neste período como Prefeito, negociou o valor e o parcelamento para aquisição das instalações de uma pequena misturadora de fertilizantes desativada pertencente à extinta Manah, e repassou aquele imóvel para a Cocari. Neste local, funcionam até hoje as Fábricas de Rações da Cocari.
Outro orgulho do “Galera” sempre foi a austeridade no trato da “coisa pública”, bem como o respeito para com os funcionários ou munícipes, legado por muitos reconhecido.
O “Galera” também foi Presidente do Sindicato Patronal Rural de Mandaguari, desde o ano 2000.
Ao longo de mais de 20 anos que laboro na Cocari, tenho orgulho de ter conhecido e convivido com o “Galera”, e para mim pessoalmente, o respeito e admiração sempre foram por sua forma de postura, afinal, quer seja quando a Cocari atravessou momentos turbulentos no início da reestruturação em 1999, ou mesmo depois e até os dias recentes, quando ouvia críticas ou questionamentos, sempre procurou-me para, primeiro saber e entender do que se tratava, e só depois se posicionava, ou seja, antes de posicionar-se, se aprofundava em busca da verdade real, e não a versão dada aos fatos, posição louvável e tão necessária nesses tempos, em que basta que um factoide seja publicado nas mais diversas formas de mídia, para que chovam críticas ou elogios, sem o conhecimento necessário que o assunto requer. Sabemos todos que é mais fácil criticar do que realizar, assim como é mais confortável não se envolver, porém, as pessoas fazem a diferença e o “Galera” fez muita diferença, e agora, fará muita falta…
Que Deus dê força e fé para a família e cabe a cada um de nós, respeitar e honrar a memória e os ensinamentos recebidos.
Siga em Paz, “Galera”!
P.S.: Presto esta homenagem póstuma, porque prestei muitas homenagens ao “Galera” também em vida.
Que possamos todos construir nossa história, que sejamos dignos e não percamos jamais a nossa FÉ!