Câmara
Coluna do dia 20 de dezembro de 2024
Câmara
Esta semana veio à tona um detalhe que pode provocar mudanças na disputa pelo comando da Câmara de Mandaguari.
Incompatível
A primeira chapa registrada tem o advogado Fabio Sukekava Junior ocupando a Primeira Secretaria. Porém, o artigo 28 do Estatuto da Advocacia e da OAB, estabelece que o exercício da profissão é incompatível com funções como chefe do Poder Executivo ou membro da Mesa do Legislativo. A proibição existe para que não haja conflito de interesses entre as responsabilidades do cargo eletivo e a prática jurídica.
Escolha
Diante dessa incompatibilidade, para ocupar o cargo de primeiro-secretário pelos próximos dois anos, o vereador não poderá exercer a advocacia neste período.
Impasse
Caso Fábio decida abrir mão do cargo na Mesa Executiva para continuar advogando, sua substituição na chapa não será tão simples. Isso porque o único vereador que não faz parte de nenhuma chapa inscrita na disputa também é advogado e também teria que deixar temporariamente a profissão.
Rumores
Nos bastidores, comenta-se que estaria havendo uma movimentação no sentido de se formar uma nova chapa. Mas para isso seria necessário convencer algum dos eleitos que hoje está compondo o grupo encabeçado pelo vereador Sebastião Alexandre a “mudar de lado”.
Confirmando
A situação, que até poucos dias parecia estar definida, agora está repleta de incertezas. Ao que tudo indica, os últimos dias do ano reservam grandes emoções. Política realmente é como um céu cheio de nuvens em um dia de vento. Você olha e está de um jeito, um minuto depois, olha outra vez e o que vê é totalmente diferente.
Secretário
Na última terça-feira, em entrevista à Agora FM, a prefeita Ivonéia anunciou mais uma mudança no secretariado para a próxima gestão. Seu atual assessor de gabinete, Ademilson “Zenão” Machado, será o novo secretário de Saúde. Enfermeiro de formação, ele trocará de lugar com a também enfermeira e atual responsável pela pasta, Ane Lucena, que passará a assessorar a prefeita.
Trânsito
Na mesma entrevista a prefeita foi questionada a respeito do trânsito no município, que há tempos virou terra de ninguém e vem registrando seguidos acidentes, inclusive com morte.
Sem prazo
Ela reconheceu que o problema existe, é grave, disse que a população deve ter mais responsabilidade na condução dos veículos, mas não sinalizou nenhuma ação prática imediata para resolver a questão. Disse apenas é que é necessário uma força tarefa em conjunto com a Polícia Militar e que pretende contratar os serviços de um engenheiro de tráfego para auxiliar nessa área. No entanto, não deu nenhum prazo para colocar em prática essas medidas.
Edição concluída às 13 horas do dia 20/12/2024