Problemas
Coluna do dia 18 de outubro de 2024
Problemas
Na semana passada a coluna recebeu relatos de que a recém concluída reforma da unidade de saúde do Jardim Progresso já estaria apresentando problemas. O local teria sido alagado durante uma chuva, interrompendo temporariamente os atendimentos.
Parada
Também estaria ocorrendo problemas com a construção dos viadutos na PR-444. As obras, amplamente citadas durante a campanha eleitoral, estão paralisadas.
Prorrogada
Outra obra que “está de rosca” é a reforma do Centro de Múltiplo Uso do Jardim Progresso. O contrato com a empreiteira foi assinado em 12 de dezembro do ano passado e os trabalhos deveriam ter sido finalizados em maio, mas ainda não foram concluídos. No último dia 09, foi assinado um novo aditivo contratual prorrogando o prazo por mais 90 dias. Ou seja, mais uma obra que fará aniversário.
Atrasada
A construção do complexo esportivo Meu Campinho no Conjunto Vila Verde foi contratada em 24 de outubro do ano passado e deveria ter ficado pronta em abril. Quase um ano depois e sem ter concluído os trabalhos, a empreiteira responsável ganhou da Prefeitura uma prorrogação no prazo por mais quatro meses para terminar o serviço.
Cancelada
E já que o assunto são obras, a Prefeitura finalmente decidiu romper o contrato com a empresa responsável pela instalação dos vidros no Paço Municipal, cujo atraso na reforma foi tema de discussão durante o debate entre os candidatos a prefeito.
Saiu
E a secretária de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, Eliane Rodrigues Garcia deixou o cargo na semana passada. Ela foi a terceira pessoa a comandar a pasta na atual gestão. Quem assumiu interinamente a função foi o secretário de Agricultura, Yohann Furtado.
Saiu II
Quem também deixou a secretaria foi o diretor de Meio Ambiente, Renato de Mattos. Ele estava na função desde 2013.
O custo dos votos
Nas próximas edições a coluna fará um comparativo entre os gastos de campanha e os votos recebidos pelos candidatos a prefeito e pelos vereadores eleitos. O levantamento já começou, porém não pôde ser concluído porque nem todas as prestações de contas finais foram entregues à Justiça Eleitoral.
Despencou
Num passado recente, a Copel era uma das concessionárias de energia elétrica mais bem avaliadas do país. Pouco mais de um ano depois de ser privatizada, a empresa se tornou a campeã nacional de reclamações dos consumidores por falhas no fornecimento de energia. Ela supera até mesmo a Enel, que vem causando inúmeros transtornos aos moradores de São Paulo.
Natal
Muitas cidades do Paraná começam a instalar os enfeites natalinos já no começo de novembro. Com isso a população vai entrando no clima de festas, o que ajuda a movimentar o turismo e o comércio.
Mas…
Infelizmente, Mandaguari foge desta regra. Por aqui, a licitação para contratar a empresa que fará a reforma, manutenção, instalação e desinstalação dos enfeites acontecerá somente no dia 1º de novembro. Este ano a Prefeitura pretende gastar até 984 mil com esses serviços.
Deputada
Após conquistar a reeleição, começam surgir rumores de que em 2026 a prefeita Ivonéia poderá concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa.
Câmara
As tratativas para definir quem será o presidente da Câmara a partir janeiro se intensificaram. Pelo menos três vereadores eleitos manifestaram interesse em comandar o Legislativo.
Diálogo e paciência
Mas eleição para presidente de Câmara é algo muito mais complexo do que parece. A questão exige muito diálogo e paciência, pois envolve inúmeros interesses e compromissos pessoais e políticos. Geralmente a definição só acontece na véspera da votação. Já houve caso de vereador se lançar candidato e no final não conseguir nem uma vaga nas Comissões Permanentes.
Edição concluída às 15 horas do dia 18/10/2024