Indefinição continua
Coluna do dia 12 de julho de 2024
Indefinição
Faltando uma semana para o início do prazo das convenções partidárias que definirão os candidatos a prefeito e vereador, o cenário político de Mandaguari ainda é de muitas perguntas e poucas respostas.
Sem acordo
Apesar das constantes conversas nos bastidores, os grupos políticos ainda não chegaram a uma definição em relação às coligações e candidaturas de vice-prefeito. Em alguns casos, não houve sequer um consenso em relação a manter os nomes apresentados como pré-candidatos a prefeito ou apoiar candidatos de outros grupos.
Desistiu?
Não é oficial, mas a julgar pelo nível de exposição que vem tendo, é muito provável que a pré-candidata a prefeita Marcia Serafini, do Podemos, tenha desistido da disputa.
Recuou
Quem também teria recuado dos planos políticos é o ex-prefeito de Marialva, Celso Martini (PMN). Ele, que havia se colocado como pré-candidato a prefeito de Mandaguari e recentemente foi anunciado como vice na chapa de Jorge do Alambique. Agora os rumores são de que ele estaria muito propenso a não concorrer a nenhum cargo.
Continua
Já Eduardo Abílio, pré-candidato a prefeito pelo União Brasil, continua disposto a levar a candidatura até o fim, mas no seu grupo muitas pessoas falam que o ideal seria seguir outro rumo. Seu possível vice, Chales Moia, já teria desistido da vaga.
Na luta
O vereador Chiquinho, do Progressistas, tem convite de vários grupos para ser vice, mas está trabalhando para viabilizar a própria candidatura a prefeito.
Negociando
Pré-candidato pelo PV, o ex-prefeito Romualdo Batista tem conversado com outras lideranças em busca de viabilizar uma coligação que o fortaleça na disputa.
Campanha
A prefeita Ivonéia, candidata a reeleição pelo PSD, também não definiu quem será seu vice. Vários nomes são cogitados.
Analisando
Enquanto isso, o MDB, que é comandado pelo ex-prefeito Ari Stroher e não deve ter candidato próprio, ainda analisa o cenário e estuda as possibilidades para decidir que rumo vai tomar.
Em cima da hora
Pelo jeito, as definições ficarão mesmo para os 45 do segundo tempo. Até lá, pode acontecer de tudo, ou pode não acontecer nada. É esperar para ver.
Baixaria
Mas mesmo diante de tantas incertezas políticas, um fato ocorrido esta semana já deu o tom de como deve ser a campanha deste ano. Antes mesmo das candidaturas serem oficializadas, circulou nos grupos de aplicativo de mensagem duas publicações apócrifas com ataques à prefeita Ivonéia e ao ex-prefeito Romualdo Batista.
Questionamento
Também esta semana, depois que pais ficaram horas esperando o ônibus que transporta os alunos da Creche Recanto Feliz, a prefeita Ivonéia gravou um vídeo dentro da Prefeitura para explicar o ocorrido. Embora o material tenha sido veiculado em suas redes sociais particulares, pelo vídeo ter sido gravado dentro de um prédio público, onde outros pré-candidatos não podem ter acesso, algumas pessoas entenderam que ela infringiu a legislação eleitoral.
Justiça
Como deu pra ver, ao que tudo indica a Justiça Eleitoral poderá ter muito trabalho nas eleições deste ano.
Polêmica
E por falar em judiciário, o desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, Luiz Cesar de Paula Espíndola, que está sendo alvo de críticas por conta de um pronunciamento preconceituoso contra as mulheres, já foi juiz em Mandaguari, no início dos anos 90. Durante sua passagem pela cidade, o magistrado também se envolveu em uma situação polêmica. Certa vez ele estacionou seu carro na contramão em frente ao Fórum. Ao ver a cena, um policial militar aplicou uma multa no juiz. Dias depois o PM acabou sendo transferido para outra cidade.
Edição concluída às 16 horas do dia 05/07/2024