Qual a diferença entre a cultura coreana e a brasileira no dia das mães?
Curiosidades sobre o dia das mães na Coreia do Sul
Em primeiro lugar, o choque cultural é de que não existe o dia das mães e dos pais individualmente como no Brasil e demais países.
Antes de chegar no ponto principal, vale a pena destacar que o mês de maio na Coreia do Sul, é considerado o mês da família, no dia primeiro de maio, é sim considerado o dia do trabalho também, entretanto no dia cinco de maio se comemora o dia das crianças (diferentemente do dia 12 de outubro aqui no Brasil).
Então no dia oito de maio os pais, obtém o destaque de comemoração, não somente a mãe exclusivamente, mas sim os dois.
De acordo com a tradição, no ano de 1956 começou a se comemorar o dia das mães, porém a partir de 1973 o governo coreano enxergou a necessidade de unir a data comemorativa aos pais também, e até então o dia oito de maio é oficialmente “dia dos pais”.
Como tradição, as crianças mais novas na escola aprendem a fazer manualmente, cravos em formato de botons com uma carta para presentear os pais, cujas cores possuem significados:
Cravos na cor vermelha: ambos os pais estão vivos;
Cravos na cor rosa: apenas um dos pais estão vivos;
Cravos na cor branca: ambos os pais já faleceram.
Já na adolescência, as escolas fazem uma cerimônia específica, em que os pais são convidados para assistirem aos filhos em apresentações, como de canções.
E quando estão na fase adulta, o hábito é de se reunirem, com uma boa refeição, na qual os filhos também podem presentear os pais, e aproveitarem um tempo de qualidade em família.
Um pouco diferente da nossa cultura brasileira, não é mesmo?
Recomendações de Doramas que envolvem histórias com mães:
OH MY BABY
Esta série traz à tona a vida de Jang Ha-ri, que possui 39 anos, e trabalha excessivamente como editora de uma revista.
Ela tem o sonho de engravidar, porém há mais de 10 anos não está em um relacionamento.
O drama da série enfatiza com a sua decisão de ter seu próprio filho por conta e desistência de se casar, e quando tudo parece estar solucionado, surgem repentinamente três homens em sua vida, o que deixa a história ainda mais intrigante.
Onde Assistir: Netflix.
MATERNIDADE / BIRTHCARE CENTER
Esta série retrata a história de Oh Hyun-jin, que antes de ser mãe, era uma profissional bem sucedida, com destaque a ser uma das mais jovens empregadas a fazer parte da diretoria da empresa.
Entretanto, sendo tão boa no emprego, teve um choque após a parte no fato de não conseguir ser tão bem sucedida no quesito maternidade.
Então a história vai girar em torno de uma clínica, na qual ela se junta após receber alta no pós-parto, que tem como objetivo, ajudar os clientes ricos do país que enfrentam dificuldades ao encarar a vida com os filhos.
Na série ela possui diversos desafios, por ser acostumada se dar bem em todas as funções que desempenhava na vida, enquanto na clínica, aparentava não ter tanto destaque quanto os demais.
Onde Assistir: Netflix.
CLUBE DAS MÃES / GREEN MOTHER’S CLUB
Se você está procurando algo bem dramático e cheio de reviravoltas, esta série é ideal para você!
A história gira em torno de cinco mães, com destaque na protagonista Eun Pyo, e na qual ambas convivem de forma amigável e competitiva no ambiente escolar.
Elas possuem o hábito de se reunirem em algumas ocasiões, e sempre estão antenadas a tudo o que acontece na vida dos filhos, e claro que vivem brigando umas com as outras como também há certos conflitos com os filhos.
No enredo, tem um certo grau de competitividade pois as crianças estudam no ensino fundamental e vivem em uma realidade sob pressão na qual precisam se destacar, caso contrário, se não forem os melhores não terão um futuro brilhante.
Onde Assistir: Netflix.
Com a DoramaLand você conhece mais sobre o mundo asiático, suas culturas, e recebe as melhores recomendações de séries, filmes e reality shows.