Mandaguariense conquista bolsa para estudar nos EUA
A mandaguariense Gabriela Terue Rizzo Kodama conquistou uma bolsa de Phd para estudar na Universidade de Colorado Anschutz Medical Campus. O campus onde ela irá estudar fica na cidade de Aurora, em Colorado nos Estados Unidos.
Gabriela se formou em em 2023 na Universidade Estadual de Maringá (UEM) em Biotecnologia. “O curso de Biotecnologia é a ciência que estuda a biologia, é a tecnologia da biologia, costumo dizer que é para estudar a inteligência da natureza. Essa ciência atua principalmente na área da agricultura porque estuda e cria microorganismos que ajudam na plantação como, por exemplo, no controle de pragas sem que isso afete o produto e a população que vai o consumir”, explica ela sobre o curso que é formada.
O seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como tema “Investigação da atividade citotóxica, genotóxica e mutagênica do antidepressivo Vortioxetina em linhagem de carcinoma (786-O) e cultura de linfócitos humanos”.
“A pesquisa que eu fiz na UEM é na área da saúde, é sobre um cultura de células humanas específica na área de citologia, onde vou estudar no meu Phd. São duas colunas de células, as linfócitos, de defesa do corpo humano, e uma linha de câncer renal humano, eu testei dois compostos naturais e um antidepressivo nessas colunas de células, infelizmente meu estudo chegou à conclusão de que ambos foram tóxicos para as duas células. Testei em três níveis: citotoxicidade, genotoxicidade e mutagenicidade. Caso nós ingerirmos esses compostos que eu estudei, eles estarão matando algumas células de defesa, é prejudicial, porém matar as células cancerígenas seria bom”, explica.
O Phd nada mais é do que um doutorado e será no campus de Medicina de Denver, na cidade de Aurora, da Universidade de Colorado.Gabriela explicou como foi a preparação e o processo para ter seu aceite na universidade e também como será seu doutorado: “Eu comecei esse processo de conseguir o Phd em maio do ano passado, foi um processo de quase um ano, e em abril eu recebi minha carta de aceite da Universidade de Colorado. Exigiu muito estudo para conquistar o Phd. O ano letivo deles é em agosto, após o verão nos Estados Unidos, e vou para lá em agosto e a duração do Phd é de 3 à 6 anos. A bolsa que recebi é de 100%, isenção da mensalidade, e um salário mensal para fazer pesquisas na universidade.”
“O Phd é em Toxicologia, mas faz parte do campus de Medicina e no meu primeiro ano irei fazer rotações de laboratório do programa, cada laboratório tem sua área de pesquisa e vou poder escolher em qual área irei fazer minha tese de doutorado, mas sei para qual área quero ir e trabalhar.”
Perguntada se irá ficar nos Estados Unidos ou no Brasil e sobre planos para o futuro, Gabriela revela que seu sonho é ser professora. “Para o futuro eu penso em voltar para o Brasil após terminar o doutorado porque sou muito apegada a minha família e quero construir minha vida aqui, meu sonho é ser professora, desde sempre, e quero ser professora universitária e continuar fazendo pesquisas e publicando artigos científicos”, finaliza.
O Phd se iniciará em agosto deste ano e até lá a mandaguariense irá se preparar para essa nova e desafiadora jornada de sua vida.